USI-APLICACIONES-05.png
 
Portugues.jpg

Clique no botão para baixar o PDF informativo

O esquema dos 5 animais é mais do que um formato ou uma constelação específica, é uma inovação dentro das novas percepções de Matthias Varga von Kibèd que agora serão facilitadas por Gabriel de Velasco que foi treinado com Matthias por mais de 8 anos em Alemanha, Holanda e outros países. Este esquema profundo é sobre uma abordagem a partir de 5 princípios que se contêm e que se integram harmoniosamente nos formatos básicos das constelações estruturais para trabalhar as questões de família, casal, organização e corpo humano:

 

  • A lógica do cabrito montês: representa a capacidade de definir, de ser claro, de planear e de ser concreto. É a lógica da clareza.

  • A lógica do golfinho: representa a capacidade de aprender; é a lógica dos processos; de fluxo coletivamente.

  • A lógica do camaleão: Representa a capacidade de adaptação a novos contextos; mudar perspectivas e atitudes de acordo com cada situação. É o animal mais sistêmico

  • A lógica da tartaruga marinha: ela vai além da lógica e confia profundamente no que não tem fundo para ter consciência de sua própria consciência, é uma forma de quietude e meditação como quando você fica sem palavras e maravilhado com a beleza.

  • A lógica da fênix: é a capacidade de renascer das cinzas de sua própria solução. Ela transcende os limites da lógica, é a lógica dos paradoxos fortes, que uma vez resolvidos reaparecem em outra versão. Isso é o que Gregoria Bateson chama de "aprendizado de 3ª ordem". É o ser humano criativo, é a facilidade de transcender nossas próprias limitações.

 

 

O elemento livre é o centro vazio, é a unidade onde são apresentados os recursos de resolução dos 5 princípios e é representado por um pentágono que se torna um fractal em forma tridimensional: um pentágono dodecaedro.

 

De cada um destes 5 animais temos 3 versões: o jovem, o adulto e o experiente ou sábio. Ao trabalhar com os 5 animais, estamos rodeados por nossas habilidades de falar claramente, brincar e aprender, dançar com a vida e encontrar ritmos adequados, liberdade para escolher e agir com responsabilidade e mudar nossas decisões, encontrar a base dentro de nós mesmos, tomar consciência de quem nós somos, ser capazes de nos transformar e tornar-se criativos e sobreviver a paradoxos perigosos e nos transformar em um paradoxo criativo, somos tudo isso ao mesmo tempo.

 

Os 5 animais se tornarão uma boa forma de metaconstelação.

Ministrado por Gabriel de Velasco

Diretor da Universidad Sistémica de Iberoamérica e autor do livro "ABC das Constelações com uma Abordagem Centrada na Solução"

Kindlle portada (1).jpg
Workshop Caminho Para a Transformação Sistêmica Estrutural

 

Você receberá todas as informações em breve!